Sistema de Geração de Ar Quente para Secagem de Grãos

A secagem de grãos é um processo que permite diminuir a umidade dos grãos, de forma que permaneçam armazenados em silos por longos períodos de tempo mantendo o máximo de sua qualidade. Para realizar essa secagem, podem ser utilizados métodos naturais ou artificiais.

O método natural consiste em utilizar as energias do sol e do vento para secagem dos grãos, porém como este método é totalmente dependente das condições climáticas, acaba sendo ineficaz. 

Desta forma, o método mais utilizado atualmente pelos produtores é o sistema de secagem indireta de grãos, método artificial, no qual os secadores são responsáveis por aumentar o processo de secagem, gerando um fluxo de ar quente em um ambiente fechado, em que a umidade e velocidade do ar são constantemente controlados.

Conceitos da secagem indireta de grãos

É uma atividade que acontece de acordo com as propriedades higroscópicas, sendo o fluxo de vapor de água ocorrendo no sentido da maior para a menor pressão parcial de vapor.

Assim sendo, o aquecimento realizado determina a redução da umidade relativa e o consequente aumento do potencial de retenção de água, são dois processos que ocorrem simultaneamente:

-Transferência da água superficial das sementes para o ar;

-Movimento de água do interior para a superfície das sementes, decorrente do gradiente hídrico entre essas duas regiões.

Importância da secagem indireta de grãos

Neste processo são utilizados os secadores, nos quais a energia térmica dos gases gerados a partir da combustão é encaminhada para um trocador de calor, cuja finalidade é aquecer indiretamente o ar de secagem, por exemplo.

Esse procedimento apresenta algumas vantagens importantes, tais como:

  • Secagem muito mais limpa (sem gás contaminante);
  • Economia de combustível;
  • Melhor eficiência no controle da temperatura;
  • Melhor eficiência na combustão;
  • Menor ocorrência de pragas;
  • Risco de incêndio será eliminado.

Quando realizado corretamente, com equipamentos adequados, a secagem indireta de grãos torna o armazenamento muito mais eficiente, econômico, seguro e com maior rentabilidade.

fale consco

nossa equipe de atendimento esta aqui para te auxiliar no que for preciso!